um olhar de amor, um olhar de carinho e principalmente um olhar de reciprocidade. é esse o fio condutor desse projeto fotográfico celebrar dia das mães em um ano tão conturbado, em que muitos dos olhares e afetos precisam ser digitais, o amor de mãe permanece e continua o mais verdadeiro.

mesmo naqueles momentos mais difíceis, o desconforto da gestação, as dores no parto, a falta de tempo para se cuidar, as noites mal dormidas, a rotina completamente nova e maluca: uma troca de olhares faz com que tudo isso se transforme na maior alegria que existe.

o olhar vai muito além do simples ver, olhar é enxergar, é entender, ter empatia e esse trabalho é exatamente sobre esse olhar carinhoso, olhar amoroso entre mães e filhos é comum a todas as etnias, idades, gêneros, crenças e classes sociais. não importa se é mãe biológica, mãe de criação, mãe de coração e até avó (que é mãe ao quadrado). é um olhar que não enxerga diferenças, apenas o amor.

olhos e olhares é um projeto de curadoria, com fotos de arquivo entre os anos de 2014 e 2020. parte desse projeto vai estar em uma mostra virtual no site do Metrô de São Paulo durante o mês de maio, em comemoração ao dia das mães.

Menu